Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
NEITZEL, Adair Aguiar y FERRI, Cássia. Formação continuada para professores da educação básica: metodologia do currículo integrado e laboratório de vivências pedagógicas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.230, pp.52-69. ISSN 2176-6681.
Discute a constituição dos saberes da docência, com base na realização, pela Universidade do Vale do Itajaí, localizada no Estado de Santa Catarina - Brasil, do Programa de Formação Continuada para docentes e gestores da rede municipal de Balneário Piçarras, situado no mesmo Estado, o qual teve como proposta a implementação do currículo integrado nas escolas da rede. As oficinas de Metodologia do Currículo Integrado e o Laboratório de Vivências Pedagógicas são duas das atividades focalizadas: com relação às oficinas, a partir da concepção de currículo integrado e da metodologia aplicada, são discutidos alguns dos projetos integrados desenvolvidos na rede; quanto ao Laboratório de Vivências Pedagógicas, a análise se detém em depoimentos dos professores sobre a contribuição das atividades para a sua formação.
Palabras clave : Formação de Professores; Curso de Pedagogia; Didática; Metodologias de Ensino; Relação Conteúdo-Método.