SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 issue230Pedagogia do ressentimento: o otimismo nas concepções e nas práticas de ensinoRecursos educacionais apropriados para recuperação lúdica do processo de letramento emergente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

CRUZ, Magna Silva  and  ALBUQUERQUE, Eliana Borges. Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.230, pp.126-147. ISSN 2176-6681.

Objetiva verificar a apropriação da escrita por alunos do 1º ciclo tanto no que se refere ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) quanto à capacidade de produzir textos. Participaram da pesquisa 60 alunos de uma escola. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas duas atividades diagnósticas: um ditado mudo e uma atividade de reescrita de texto. A análise dos dados revelou que a maioria dos alunos das três turmas concluiu o ano na fase alfabética de escrita, apresentando razoável domínio das correspondências grafofônicas diretas. Quanto à produção textual, as crianças do 1o ano foram as que apresentaram melhor desempenho. Esses resultados apontam para a possibilidade de os alunos se apropriarem do SEA ao mesmo tempo em que ampliam suas experiências de letramento.

Keywords : Alfabetização; Letramento; Metas; Aprendizagem; Sistema de Ciclos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )