SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue248The (dis)articulation of elementary school and the teacher trainingTeachers in Brazilian higher education: transformations of the teaching work during the last decade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Percurso formativo de engenheiros professores da educação profissional e tecnológica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.248, pp.62-76. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2883.

O artigo analisa a trajetória acadêmica de engenheiros que se tornaram professores em uma instituição de educação profissional e tecnológica (EPT). Considerando que o curso de licenciatura é elemento essencial, mas não único, no desenvolvimento profissional do professor, a pesquisa visa conhecer as trajetórias de formação e as práticas desses engenheiros professores. A investigação é qualitativa e se baseia nos relatos autobiográficos coletados por meio de entrevistas abertas. As narrativas dos engenheiros professores indicam que a opção pela Engenharia ocorreu em virtude de condicionantes pessoais, mas também sociais, e que a entrada na docência se deu de forma não planejada. Evidenciam, também, uma autoavaliação quanto às suas práticas e o esforço em superar as dificuldades enfrentadas cotidianamente.

Keywords : formação de professores; saberes docentes; engenharia; educação tecnológica..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )