SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número248A (des)articulação do ensino fundamental e a formação dos professoresOs professores no ensino superior brasileiro: transformações do trabalho docente na última década índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Percurso formativo de engenheiros professores da educação profissional e tecnológica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.248, pp.62-76. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2883.

O artigo analisa a trajetória acadêmica de engenheiros que se tornaram professores em uma instituição de educação profissional e tecnológica (EPT). Considerando que o curso de licenciatura é elemento essencial, mas não único, no desenvolvimento profissional do professor, a pesquisa visa conhecer as trajetórias de formação e as práticas desses engenheiros professores. A investigação é qualitativa e se baseia nos relatos autobiográficos coletados por meio de entrevistas abertas. As narrativas dos engenheiros professores indicam que a opção pela Engenharia ocorreu em virtude de condicionantes pessoais, mas também sociais, e que a entrada na docência se deu de forma não planejada. Evidenciam, também, uma autoavaliação quanto às suas práticas e o esforço em superar as dificuldades enfrentadas cotidianamente.

Palabras clave : formação de professores; saberes docentes; engenharia; educação tecnológica..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )