SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue250Work and education among young people aged 15 to 29 living in the countryside: challenges for the expansion of schoolingNarrative inquiry with teachers about new possible worlds for education: recreating other senses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

PASTRE, Pierre. A análise do trabalho em didática profissional. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.250, pp.624-637. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.3368.

A didática profissional tem como objetivo analisar o trabalho com vistas à formação de competências. Na origem dessa abordagem, encontram-se duas correntes: a psicologia do trabalho (Faverge, Leplat), que evidenciou a dimensão cognitiva existente em qualquer trabalho; e a psicologia do desenvolvimento (Piaget, Vygotski, Vergnaud), que enfatizou o papel da conceituação na ação. Apresentam-se alguns exemplos de análise do trabalho em didática profissional, mapeando os conceitos pragmáticos que são verdadeiros organizadores da ação, no sentido em que permitem aos atores diagnosticar a situação na qual se encontram. Essa análise só pode ser feita em relação à atividade dos atores; assim, é possível visualizar a estrutura conceitual da situação, mais exatamente a representação que fazem dela.

Keywords : análise do trabalho; didática profissional; conceituação; desenvolvimento cognitivo..

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )