SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue251Indigenous students in brazilian universities - a study on access and continuation policiesFactors associated with the Nutrition students’ academic performance in the Enade exam author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

ALBUQUERQUE, Rosa Almeida  and  PEDRON, Cristiane Drebes. Os objetivos das ações afirmativas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública brasileira: a percepção da comunidade acadêmica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.251, pp.54-73. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3449.

Estudo de caso único realizado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) federal brasileira. Analisa os objetivos das ações afirmativas nessa instituição com base na percepção de sua comunidade acadêmica. Utiliza o Value-focused Thinking, de Keeney, na abordagem dos objetivos e valores subjacentes às ações afirmativas da IES. Mediante entrevistas em profundidade, análise de documentos e observação direta, foi elaborada uma rede dos objetivos dessas ações afirmativas. O estudo contribui com um tema pouco explorado na academia brasileira, apoiado em uma teoria do campo da estratégia e da tomada de decisão, que enfatiza os valores dos stakeholders para a definição dos objetivos de uma organização.

Keywords : ação afirmativa; ensino superior; quotas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )