SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 issue264Quotas for people with disabilities in higher education courses at Instituto Federal do Paraná (IFPR)The study of the interdisciplinary pedagogical practice in the integrated High School of the Federal Institute of Amapá - Campus Macapá author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

STORA, Fernando; DOLIVEIRA, Sérgio Luis Dias; GONZAGA, Carlos Alberto Marçal  and  MASSUGA, Flavia. Práticas de sustentabilidade em escolas estaduais de Guarapuava (PR). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.264, pp.378-403. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5021.

Devido ao importante papel que desempenham na formação de cidadania dos indivíduos e de suas comunidades, a atuação das instituições educacionais tem a incumbência de disseminar boas práticas de responsabilidade socioambiental e estratégias de desenvolvimento sustentável. Este artigo apresenta o resultado de um estudo de caso que teve como objetivo identificar as práticas de sustentabilidade na gestão de escolas estaduais de Guarapuava, Paraná (PR). Os parâmetros basearam-se na Planilha-Modelo de Sustentabilidade Socioambiental - Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A amostragem para a pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, constituiu-se de 17 colégios públicos estaduais, localizados no município investigado. Os dados foram obtidos por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com os diretores das instituições. Os resultados indicam que os colégios executam boas práticas de sustentabilidade, alinhadas com os parâmetros da Planilha A3P, embora elas sejam pontuais e não contínuas. Uma das dificuldades identificadas para essas práticas está na defasagem da formação dos diretores para que possam liderar suas instituições em compasso com as complexas transformações ambientais, sociais e econômicas da contemporaneidade.

Keywords : sustentabilidade; escola pública; gestão escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )