SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 número264Cuotas para personas con discapacidad en cursos de educación superior en el Instituto Federal do Paraná (IFPR)El estudio de la práctica pedagógica interdisciplinaria en la educación secundaria integrada del Instituto Federal de Amapá - Campus Macapá índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

STORA, Fernando; DOLIVEIRA, Sérgio Luis Dias; GONZAGA, Carlos Alberto Marçal  y  MASSUGA, Flavia. Práticas de sustentabilidade em escolas estaduais de Guarapuava (PR). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.264, pp.378-403. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5021.

Devido ao importante papel que desempenham na formação de cidadania dos indivíduos e de suas comunidades, a atuação das instituições educacionais tem a incumbência de disseminar boas práticas de responsabilidade socioambiental e estratégias de desenvolvimento sustentável. Este artigo apresenta o resultado de um estudo de caso que teve como objetivo identificar as práticas de sustentabilidade na gestão de escolas estaduais de Guarapuava, Paraná (PR). Os parâmetros basearam-se na Planilha-Modelo de Sustentabilidade Socioambiental - Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A amostragem para a pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, constituiu-se de 17 colégios públicos estaduais, localizados no município investigado. Os dados foram obtidos por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com os diretores das instituições. Os resultados indicam que os colégios executam boas práticas de sustentabilidade, alinhadas com os parâmetros da Planilha A3P, embora elas sejam pontuais e não contínuas. Uma das dificuldades identificadas para essas práticas está na defasagem da formação dos diretores para que possam liderar suas instituições em compasso com as complexas transformações ambientais, sociais e econômicas da contemporaneidade.

Palabras clave : sustentabilidade; escola pública; gestão escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )