SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.103 issue265Evaluation in the early childhood education: Brazil’s challenges in dialogue with experiences from Portugal and ItalyCades and sufficiency tests: a look at the North of Minas Gerais (1950-1960) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

GOMES, Pedrina Viana  and  CRUZ, Shirleide Pereira Silva da. Produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente na América Latina (2000-2020). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.265, pp.675-696. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5176.

Este artigo apresenta uma análise da produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente e as políticas de carreira na educação básica dos países da América Latina, com foco em pesquisas comparadas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com procedimentos de investigação bibliográfica, documental e bibliométrica. Como fonte, foram escolhidas as bibliotecas digitais de teses e dissertações defendidas no Brasil entre os anos 2000 e 2020. A análise evidenciou que as reformas educacionais têm precarizado as condições de trabalho docente na forma de desigualdades contratuais e salariais nas escolas públicas. Ademais, a ausência de uma regulação nacional, que contemple todas as estruturas da carreira docente, tem suprimido direitos historicamente conquistados, em consonância com o movimento internacional pela reforma da docência.

Keywords : condições do trabalho docente; carreira docente; profissão docente; América Latina..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )