SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Didactic and pedagogical training of professors of legal education: analyzing the perceptions of professors regarding the teaching internship experienced within the scope of stricto sensu postgraduate Law programsPaulo Freire Dossier: A pilot project for adult literacy - from Brasília to Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

AVILA, Diúlia; BACKES, Ana Flávia; FLORES, Patric Paludett  and  BRESCHILIARE, Fabiane Castilho Teixeira. A construção do “ser professor” de Educação Física de docentes em início de carreira da rede municipal de Florianópolis-SC/Brasil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5508.  Epub Oct 27, 2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5508.

Este estudo qualitativo analisou o processo de construção do “ser professor” de cinco docentes de Educação Física em início de carreira da rede municipal de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Como fonte de dados, empregou-se uma entrevista semiestruturada, e a categorização dos resultados ocorreu por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que as experiências vivenciadas antes, durante e após a graduação são indispensáveis para o desempenho cotidiano do exercício docente. No que se refere à decisão pela Educação Física, o desejo pela docência, as experiências oferecidas pelo ambiente escolar, o gosto pelo esporte e as influências de professores e familiares são aspectos que se destacam. Já a escolha pela licenciatura considerou a intencionalidade dos professores, as trocas de experiências e a falta de clareza sobre as especificidades do curso. Relativamente às contribuições da formação inicial, foram salientadas a relevância do envolvimento com pesquisa e extensão, as experiências do estágio supervisionado e as trocas com professores do curso. O distanciamento do “chão da escola” e a frágil articulação com a licenciatura foram as principais lacunas evidenciadas. Conclui-se que a construção do “ser professor” é um processo contínuo, dinâmico, carregado de incertezas, de desafios, mas também repleto de muitos aprendizados. Como parte desse processo, é fundamental que as experiências formativas colaborem para a compreensão de que o docente é um ser intelectual.

Keywords : formação docente; início de carreira; Educação Física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )