SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104The construction of 'being a teacher' of Physical Education at the beginning of their careers in the municipal system of Florianópolis, BrazilImpacts of Pibid's public policies on the formative paths of former scholarship holders: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

MORAES, Raquel de Almeida; PEREIRA, Eva Waisros  and  TAUNAY, Maria Paula Vasconcelos. Dossiê Paulo Freire: Um projeto-piloto de alfabetização de adultos - de Brasília para o Brasil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5562.  Epub Oct 27, 2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5562.

O presente artigo resulta de investigação relativa à experiência de alfabetização de adultos realizada em Brasília nos seus primórdios. Iniciada em 1963, sob a coordenação de Paulo Freire, essa experiência constituiu o embrião do Programa Nacional de Alfabetização (PNA), proposto pelo governo João Goulart. A pesquisa que serve de base para este estudo se desenvolveu mediante análise documental, orientada pela concepção crítica do método historiográfico. Os dados obtidos dialogam com os coletados no “Dossiê Paulo Freire”, concedido pela professora Maria de Souza Duarte ao acervo do Museu da Educação do Distrito Federal. Esse dossiê é composto por uma coleção de fotografias dos primeiros círculos de cultura em Brasília, bem como de reuniões das autoridades, de âmbito federal, responsáveis pelo PNA, além de documentos textuais relacionados ao objeto investigado. A riqueza de dados encontrados sobre Paulo Freire demonstra a importância de sua passagem pela nova capital e o caráter emancipador do projeto de alfabetização. A abrupta interrupção da experiência, pelo golpe de 1964, impediu a continuidade das políticas públicas de alfabetização de adultos em curso no Brasil e impôs o apagamento da presença do educador na capital do País durante a Ditadura Militar.

Keywords : alfabetização de adultos; Brasília (DF); Plano Nacional de Alfabetização; Paulo Freire; emancipação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )