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Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

ALFREDO, Francisco Caloia H.  y  TORTELLA, Jussara Cristina Barboza. Avaliação da aprendizagem na formação de professores em Angola. Roteiro. UNOESC [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.191-209. ISSN 2177-6059.

O artigo analisa a política de avaliação da aprendizagem para a formação de professores de nível Médio em Angola, implementada em 2004, pautada nos princípios da avaliação formativa, proposta para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. As reflexões têm como referência documentos nos quais se destacam diretrizes de procedimentos nas avaliações em sala de aula. Os documentos oficiais indicam que a avaliação formativa realiza-se a partir de classificações diárias, semanais, mensais e trimestrais na base de fórmulas estabelecidas, e a avaliação somativa a partir de provas e exames de aptidão profissional. Além disto, à média dos resultados finais das avaliações realizadas pelo professor ao longo do processo de ensino e aprendizagem atribui-se quarenta por cento, e à classificação final do ano letivo, sessenta por cento. A pesquisa realizada aponta que a política de avaliação não parece evidente na função da avaliação formativa e não apresenta diferenças com a avaliação somativa. A grande centralização das avaliações na classificação e medição dificilmente favorece a democraticidade na construção da aprendizagem.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Medição; Classificação; Formação de Professor.

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