SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1"Do" (e narrate) experience in research and teacher training storytellers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

CONTRERAS DOMINGO, José. Ter histórias para contar: aprofundar narrativamente a educação. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.15-40. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9259.

Este artigo compartilha algunas histórias vividas por profesores e estudantes e discute a necessidade de um aprofundamento narrativo da experiencia educativa como uma possibilidade de mergulhar no mundo da educação, com o fim de melhor explorá-lo, ampliando nossa percepção e relação com ele. Defende a narrativa, o contar histórias, o relato como uma forma de vida e sustenta o processo de ensino-aprendizagem como uma vida que se vive, mais do que como metodologías e planejamentos fechados e conteúdos pré-estabelecidos. Ademais, o artigo nos convida a pensar no processo de viver a educação e compartilhar narrativamente nossa experiência educativa como um ato sensível, de aprendizagem e formação.

Keywords : Narrativa; Experiência; Ensino-Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )