SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1"Fazer" (e narrar) experiência na pesquisa e na formação de professores narradores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CONTRERAS DOMINGO, José. Ter histórias para contar: aprofundar narrativamente a educação. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.15-40. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9259.

Este artigo compartilha algunas histórias vividas por profesores e estudantes e discute a necessidade de um aprofundamento narrativo da experiencia educativa como uma possibilidade de mergulhar no mundo da educação, com o fim de melhor explorá-lo, ampliando nossa percepção e relação com ele. Defende a narrativa, o contar histórias, o relato como uma forma de vida e sustenta o processo de ensino-aprendizagem como uma vida que se vive, mais do que como metodologías e planejamentos fechados e conteúdos pré-estabelecidos. Ademais, o artigo nos convida a pensar no processo de viver a educação e compartilhar narrativamente nossa experiência educativa como um ato sensível, de aprendizagem e formação.

Palavras-chave : Narrativa; Experiência; Ensino-Aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )