SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Public policy and integral education in Brazil: from national developmentalism to neo-developmentalismWriters, relationship with writing and experience: a field in art education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

FERREIRA, Michelle Dantas  and  GUEDES, Adrianne Ogêda. Arte, estética e diálogo na Educação Infantil: registros invisibilizados e sentidos (des)sensibilizados. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.1051-1070. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v43i3.16481.

A Educação Infantil tem participação relevante na história dos 40 anos da educação pública do Rio de Janeiro. Neste estudo teve-se como objetivo geral refletir sobre práticas recorrentes nas instituições de ensino que atendem a esse segmento e que acabam por gerar tensões entre os profissionais que lá atuam. A proposta é apontar e discutir as discrepâncias existentes entre os documentos oficiais e o que é praticado no cotidiano das escolas de educação infantil na perspectiva da formação docente, dos registros utilizados como instrumentos de avaliação e do diálogo estabelecido com a arte, num movimento de pesquisa formação-ação em que o docente é protagonista da pesquisa, refletindo sobre o que acontece em sua prática e questionando a realidade na qual está inserido.

Keywords : Políticas públicas; Educação Infantil; Formação; Arte..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )