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Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

OLIVEIRA, Ozerina Victor de  e  SILVA, Celeida Maria Costa de Souza e. A emergência de estudos de política curricular e o potencial de sua base teórico-metodológica. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23191.  Epub 10-Set-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.23191.

Este estudo se situa no contexto das políticas de currículo existentes nos anos de 1990 no Brasil. Questionam-se análises que delas são feitas e enfrenta-se o desafio de pensar conexões entre fatores materiais e simbólicos em tendências teórico-metodológicas de pesquisas em política curricular com o objetivo de compreender implicações para a pesquisa no campo do currículo. Em seu desenvolvimento, recorre-se à noção de política de currículo como política cultural, defendida por Macedo (2004) e Oliveira (2008), e aos estudos de Bowe e Ball (1992) e Ball (1997), reconhecendo-os enquanto construção teórico-metodológica capaz de nortear o estudo. Os efeitos de perspectivas teórico-metodológicas se manifestam substantivamente em produções stricto sensu, por isso a decisão em analisar tais perspectivas em dissertações e teses. A seleção destas foi obtida a partir de resumos do banco de dados da Capes, com recorte naquelas defendidas entre 1995 e 2002, chegando a 15 dissertações e 8 teses. Conclui-se pela emergência da política curricular como objeto de estudo, destacando-se o potencial de perspectivas desenvolvidas a partir da cultura.

Palavras-chave : Políticas de currículo; Teses e dissertações; Ciclo de políticas.

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