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vol.14 issue02Consentimento e uso em Tomás de Aquino: dois preceitos educativos no século XIII author indexsubject indexarticles search
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Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

BATISTA, Gustavo Araújo. O pensamento educacional de Santo Tomás de Aquino como consequência de sua teologia e de sua filosofia. Educação. UNISINOS [online]. 2010, vol.14, n.02, pp.82-96. ISSN 2177-6210.

Santo Tomás de Aquino (1224/5-1274) é considerado o mais elevado pensador escolástico. Sua filosofia e sua teologia influenciaram pensadores tanto de orientação cristã como de orientação não cristã. Refletindo sobre as convergências e as divergências entre a razão e a fé, ele considera que a Filosofia e a Teologia têm, portanto, semelhanças e diferenças, uma vez que tomam, respectivamente, tais objetos como matérias fundamentais de estudo. Ao estabelecer os campos comuns e particulares da Filosofia e da Teologia, promove não só a conciliação entre elas, mas, também, uma simbiose, já que tanto a razão quanto a fé procedem da mesma fonte (Deus) e não podem contradizer-se. Orientado por tais considerações, tece uma reflexão de caráter educacional que se consigna em sua obra intitulada Sobre o ensino ou De Magistro (Sobre o mestre).

Keywords : Educação; Filosofia; Santo Tomás de Aquino; Teologia.

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