SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número03Mídias locativas e realidade mixada: a produção de sentidos sobre o digital-virtual a partir da cartografia com suporte das tecnologias digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

BRITZMAN, Deborah. A professora adolescente: um olhar psicanalítico sobre regressão nas profissões. Educação. UNISINOS [online]. 2012, vol.16, n.03, pp.195-204. ISSN 2177-6210.

Encontros com a adolescência e a sua busca de verdade, beleza e reflexão podem servir de arcabouço psicanalítico no estudo da formação educacional nas profissões assistenciais. Um conflito significativo reside na condição do conhecimento profissional em relação à vida psíquica, que tende a ser expresso como uma alienação entre a teoria do desenvolvimento e a pedagogia. Trato meu curso de graduação na área de formação de professores, The Adolescent and the Teacher [A Adolescente e a Professora] como um estudo de caso psicanalítico sobre o processo de formação de adultos que cresceram dentro do sistema escolar e para lá retornam a fim de atuar profissionalmente. Este artigo focaliza questões na formação de professores - uma área raramente reconhecida como algo que afeta o imaginário da psicologia educacional, do aconselhamento e do trabalho social -, bem como discussões sobre a natureza da adolescência, e apresenta uma análise das profissões impossíveis dedicadas à educação. A discussão se alicerça na ideia psicanalítica de que adultos que atuam em escolas estão sujeitos à sua adolescência, a conjuntos elementares de conflitos internos, fantasias e defesas que se reconfiguram no conhecimento profissional na forma de exigências de certeza e de uma crença na noção de que o aprendizado constitui a tônica do conflito em vez de ser apenas um representante dele. A partir da noção de “síndrome adolescente da idealidade”, proposta por Julia Kristeva (2007), o artigo especula a vida psíquica como a nossa relação mais radical entre o self e o outro. Contudo, neste encontro, um grão de alienação é introduzido nas reações a conflitos na estrutura da escolarização, nas relações self/outro e na articulação do conhecimento profissional, estendendo-se até a confusão entre as fantasias de uma profissão e os imperativos cotidianos de uma atuação dentro dos limites da certeza.

Palavras-chave : Educação; Psicanálise; Formação Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )