SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Os outros como condição de aprendizagem: desafio para uma abordagem sociodinâmica da Educação ComparadaAs representações sociais dos alunos do 9° ano sobre a indisciplina escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

MUTZ, Andresa Silva da Costa. Os efeitos da ambivalência contemporânea no movimento social brasileiro: um estudo a partir das representações dos sem-terra em livros escolares. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.228-236. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.09.

O artigo apresenta uma amostra da investigação realizada durante pesquisa de mestrado, quando se procurava mapear os modos como múltiplos artefatos culturais ensinam "verdades" acerca dos sujeitos envolvidos com o Movimento Sem-Terra. Problematiza, em especial, os diferentes atributos relacionados à identidade dos sem-terra postos em circulação na escola pública por meio de um livro didático de História distribuído pelo Estado. Entre as ferramentas teórico-metodológicas utilizadas destacam-se as noções de representação, currículo e identidade, consideradas segundo o que por elas se entende na vertente pós-estruturalista dos Estudos Culturais em Educação. Os resultados obtidos apontam para o modo ambivalente como os sujeitos sem-terra foram representados na publicação escolar. O que permite discutir, ao final do artigo, a pertinência do movimento social em nossos dias e a complexidade da luta que os sem-terra ainda hoje se empenham em realizar.

Palabras clave : Currículo e Identidade; Ensino de História; Movimento Sem-Terra.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )