SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3For Nomatic Teaching: in defense of a movement policyThe extension of unidentified primary education in Angola: implications for the quality of teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

PETRY, Cleriston  and  CENCI, Angelo Vitório. Comum: por um princípio pedagógico. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.439-454.  Epub May 04, 2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.04.

O objetivo desse estudo é refletir sobre o sentido da educação a partir do conceito de “comum”, repercutindo-o em proposições pedagógicas. Para tanto, interpretamos o “comum” como princípio de ação a partir das obras de Pierre Dardot e Christian Laval. O comum pode fazer frente ao avanço apropriador da razão neoliberal e a argumentação conduz à exigência da ressignificação do Direito a partir da “ação comum”. Dado que os autores não se ocupam sistematicamente com as consequências de seu estudo para a educação, nossa proposta supõe que a educação escolar pode ser um dos espaços/tempos privilegiados de instituição (ou restituição) do comum ao “livre uso”. Assim, conduzimos nossa argumentação à Hannah Arendt, repensando o sentido da escola como introdução dos “novos” no mundo a partir da ação pedagógica que restitui o “comum” ao “livre uso”, na medida em que põe-em-comum palavras, atos e o mundo (como conteúdos) e exige dos adultos a “ação comum”.

Keywords : Comum; Ação Comum; Neoliberalismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )