SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Eras da Pesquisa no Contexto das Redes Colaborativas na Educação SuperiorEcologias conectivas: a qualidade transorgânicas das interações nos ambientes-redes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

SCHLEMMER, Eliane  e  MOREIRA, José António. Modalidade da Pós-Graduação Stricto Sensu em discussão: dos modelos de EaD aos ecossistemas de inovação num contexto híbrido e multimodal. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.4, pp.689-708.  Epub 06-Jul-2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/2019.234.06.

O artigo, discute os modelos de EaD e, a partir da portaria MEC/CAPES No 275/2018, problematiza a modalidade da pós-graduação stricto sensu, na relação com o contexto híbrido e multimodal. O objetivo é compreender como a cultura híbrida e multimodal contribui para pensar a modalidade da pós-graduação stricto sensu, enquanto ecossistemas de inovação, tendo como pressuposto a epistemologia reticular, conectiva e atópica, fundamentada em Di Felice. A pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, faz uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção, proposto por Kastrup para produção e análise de dados. Como resultado principal, apresenta-se a o Ecossistema de Inovação na Educação no contexto híbrido e multimodal, como forma de repensar a modalidade da pós-graduação stricto sensu e sua sustentabilidade. Propõe-se ainda a ressignificação/ampliação da compreensão do lugar dos polos, que passam a ser entendidos enquanto espaços de aprendizagem e articulação com a comunidade/sociedade.

Palavras-chave : Educação a Distância; Stricto Sensu; Cultura híbrida e multimodal; Epistemologia reticular, conectiva e atópica; Ecossistema de Inovação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )