SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue43PIBID AS A COLLABORATIVE SPACE IN THE INITIAL TRAINING OF TEACHERS WHO TEACH MATHEMATICSCONTRIBUTIONS OF EDUCATIONAL RESIDENCY PROGRAM TO GEOGRAPHY’S TEACHERS FORMATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

CRUZ, Danilo Bandeira dos Santos  and  MARCASSA, Luciana Pedrosa. O PAPEL DA UNDIME NO PROCESSO DE AFIRMAÇÃO DA LÓGICA DA GOVERNANÇA EM REDES NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.596-617.  Epub Nov 24, 2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6760.

Resumo: Este artigo é o resultado de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é o de analisar o (s) papel (is) da UNDIME no processo de definição e implementação de políticas educacionais no Brasil, no contexto de crise do capital e do consequente movimento de refuncionalização do Estado, no período de 1980 a 2020, com destaque à política curricular, expressa pela BNCC. De modo específico, coube a este texto, discutir o processo de instauração da governança no campo educacional brasileiro, diante do avanço do neoliberalismo nas últimas décadas do século XX. Nessa perspectiva, destacou-se o papel da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME, na fundamental dinâmica de produção de consensos, junto aos sistemas e redes de ensino do país, com vistas à adesão destes, aos novos arranjos institucionais promovidos pelo paradigma da governança. Para tanto, a reflexão foi conduzida com base na concepção sobre Estado integral de Antonio Gramsci, além das considerações engelmarxianas, acerca do metabolismo capitalista. Ademais, o percurso reflexivo teve como estratégia metodológica, a análise qualitativa de documentos, com destaque ao estudo específico sobre o Caderno de Orientações ao Dirigente Municipal de Educação, elaborado em 2008 pela instituição investigada. Destarte, demonstrou-se a importante atuação da UNDIME no avanço de princípios e concepções empresariais na educação institucionalizada do país.

Keywords : Educação; Governança; UNDIME.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )