SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número46O ENSINO UNIVERSITÁRIO NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS: INDICAÇÕES PARA UM CONTEXTO PÓS-PANDÊMICOO MOVIMENTO DE UM ETHOS PROFISSIONAL NUM CURRÍCULO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

COSTA, Eduardo Antonio de Pontes  e  SILVA, Rosângela Lopes da. A ESCOLA NA BERLINDA: PESQUISA DOCUMENTAL E NARRATIVAS JUVENIS EM FOCO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.46, pp.397-419.  Epub 24-Dez-2021. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.6854.

Este estudo propõe discutir o lugar que a escola ocupa na vida dos jovens matriculados nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo de caso realizado numa escola da rede municipal de Cabedelo, Paraíba. O Diário de Classe e a ficha-individual referentes aos anos de 2017 e 2018 bem como entrevista semi-estruturada, realizada com os alunos dos Ciclos III e IV da EJA, respaldam o trabalho empírico. Alguns resultados indicam que eles vão para as turmas da EJA, ou a isso são “obrigados”, frente à retenção e evasão escolar promovidas pela Escola. Os dados do Ciclo III, Turmas A e B, ano 2017 e a Turma “Única”, ano 2018, referidos ao desempenho escolar, a partir dos saberes de Português, Matemática, Geografia, Ciências, História, Inglês e Artes, apontam que, dos 112 alunos, a média é de 34 alunos aprovados. E os do Ciclo IV, contemplando os mesmos saberes, mostram uma média de 46,14 de aprovados, de 79 alunos matriculados nos anos 2017 e 2018. Conciliar escola e trabalho, experimentar turmas heterogêneas e apresentar baixo rendimento escolar são variáveis concretas que apontam para a complexidade dessas histórias escolares assimétricas, reativadas por trajetórias descontínuas na Educação Básica. As fontes documentais e as narrativas dos jovens mostram que o problema histórico da retenção e da evasão escolar é também o fracasso da escola, ao contribuir, especificamente, para os processos de exclusão e de desigualdades sociais.

Palavras-chave : Jovens; Pesquisa documental; Trajetória escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )