SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PERSPECTIVAS CURRICULARES: UM OLHAR PARA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULARENCONTROS ENTRE CORPOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM YOGA: O SER PROFESSORA E O COLETIVO DOCENTE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

HABOWSKI, Fabiane  e  LEITE, Fabiane de Andrade. CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: UM ESTUDO HISTÓRICO. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e10925.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10925.

Neste artigo apresentamos um estudo historiográfico realizado com o objetivo de identificar aspectos que contribuíram para caracterizar a identidade do Ensino Médio (EM) no Brasil. A relevância da investigação encontra-se diante das novas proposições curriculares realizadas a partir da Lei 13.415/2017, denominada Novo EM. Realizamos um estudo qualitativo historiográfico analisando documentos parametrizadores do ensino brasileiro com foco no EM, em que tomamos como ponto de partida a Reforma Francisco Campos. Como resultados destacamos que a identidade do EM foi sendo alterada no decorrer dos anos a partir das novas demandas curriculares propostas. A identidade do EM no Brasil passou de uma perspectiva de ensino que se restringia a elite governante do país, seguida de uma formação profissional técnica e, por fim temos como característica marcante o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio da flexibilização curricular. Portanto, ressaltamos a importância em refletirmos acerca das contribuições históricas para a construção do EM no Brasil no sentido de promovermos novos entendimentos da necessidade de mudança curricular para essa etapa da Educação Básica.

Palavras-chave : educação básica; historiografia; demandas curriculares..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )