SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: ENTRE AS ORIENTAÇÕES LEGAIS E AS PRÁTICAS COTIDIANASCASA FAMILIAR RURAL (CFR) DE SANTARÉM-PARÁ: PRÁTICAS, RESISTÊNCIA E LUTA EMANCIPATÓRIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

JULIASSE, Arlindo Cornélio Ntunduatha. MOÇAMBIQUE E SUAS COMPLEXIDADES EDUCACIONAIS: TENSÕES E RESISTÊNCIAS NOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e10602.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10602.

Este artigo problematiza as discussões sobre tensões e resistências nos processos de educação moçambicana, buscando compreender como tais processos se fazem presentes nos múltiplos espaços e tempos históricos, tendo em conta as complexidades que caracterizam o país. A expressão espaçotempo é usada neste trabalho para compreender que não podemos separar essas dimensões ao tentar entender o cotidiano, tratando espaço tempo de forma não dicotomizada. Em termos metodológicos, adotou-se o materialismo histórico, de origem marxista. Para tal, elencou-se como categorias do método e de análise: contradição, hegemonia e ideologia. Nos procedimentos metodológicos, recorreu-se em primeiro lugar, a pesquisa bibliográfica, investigando as ideias de diversos autores e pesquisadores que abordam o assunto, e em segundo lugar, a pesquisa de campo, em que se realizou a coleta de dados através de entrevista-semiestruturada. Por último, fez-se uma síntese das ideias dos autores e dos sujeitos da pesquisa, acrescentando outras ideias, articuladas com os objetivos e as questões da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa da história oral, pautada nas possibilidades de produzir conhecimento sobre como os sujeitos em múltiplos espaçostempos se tornam/aram leitores e escritores. Constituiu-se como fontes orais, as memórias de 15 narradores, mediados por vestígios do passado e por desejos do futuro, que ressignificam a história da educação em Moçambique. Os resultados da pesquisa despontam a re-existência de diferentes contextos em que ocorrem as práticas pedagógico-educativas e a forma como os sujeitos os percebem e estabelecem suas relações.

Palavras-chave : resistência; memória; Moçambique..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )