SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49UN ANÁLISIS DE LOS CURRÍCULOS PORTUGUÉS Y BRASILEÑO DESDE LA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN HISTÓRICACAMBIOS, CONTINUIDADES Y LAS VICISITUDES DE LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN PORTUGAL EN EL SIGLO XXI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

ROSSI, Edneia Regina  y  LEAL, Thiago Marques. A DISCIPLINA DE ARTE E O TEATRO: REGULAÇÃO E AUTONOMIA DO CURRÍCULO FORMAL (1996-2016). Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e11524.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11524.

Neste artigo, analisamos a arte enquanto disciplina escolar que ocupa um lugar feito de prescrições que regulam a sua prática. As escolhas que definem conteúdos e procedimentos curriculares podem variar. Os Estados e Municípios, por meio de seus profissionais, produzem abordagens locais, amparados em diretrizes. No entanto, essas definições se sustentam em normativas que direcionam os profissionais de um lugar, feitas por um Estado que, embora tenha descentralizado as definições curriculares, não desiste de continuar regendo a sua orquestra. Diante deste contexto, a pergunta que articulou a escrita deste artigo é: Como se combinam as diferentes diretrizes que regulam a disciplina de arte: linguagem teatro no currículo formal do município de Maringá? A metodologia de pesquisa se orientou pela análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). As prescrições curriculares foram compreendidas a partir do conceito de estratégia proposto por Certeau (1998), uma vez que elas intencionam estruturar, padronizar, ordenar, planejar, de forma racional, o terreno das práticas de ensino e aprendizagem. Em nossas considerações finais, explicitamos a disciplina de arte pertencente à cultura escolar e, portanto, balizada por elementos reguladores estruturantes. Frente aos elementos reguladores, identificam-se discrepâncias nas intenções de controle da ação dos sujeitos que recebem a prescrição curricular, sendo maior no âmbito do município, o que pode identificar a atribuição de menor autonomia aos(às) professores(as) e aos(às) estudantes. E de maior transferência de autonomia entre os entes federados, ou seja, entre os poderes dos órgãos da estrutura da administração dos sistemas educacionais públicos.

Palabras clave : cultura escolar; currículo formal; ensino de arte..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )