SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3O declínio da experiência e os desafios educacionais: uma abordagem a partir de Walter Benjamin índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

FERREIRA JUNIOR, Wanderley José. O homem como ser-no-mundo: repercussões pedagógicas da analítica existencial de Ser e tempo. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.436-458.  Epub 29-Jul-2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n3.1.

O texto trata da exposição de alguns aspectos básicos da analítica existencial realizada por Martin Heidegger na obra Ser e tempo. O ponto de partida é o curso dado no semestre de verão de 1923: Hermenêutica da facticidade, no qual o filósofo antecipa muitas das descrições fenomenológicas presentes na analítica existencial de Ser e tempo. Em seguida, explicitam-se as estruturas ontológicas do homem como ser-aí (Dasein) cuja constituição fundamental é ser-no- mundo, analisando as possíveis repercussões no campo da educação.

Palabras clave : Filosofia; Fenomenologia; Hermenêutica; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )