SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Prescriptions for normalists contained in the textbook Fundamentos de educação, of Amaral Fontoura (1949 to 1957)The voice-práxis of the marginalized between aesthetics and politics: self-affirmation, resistance and struggle in times of strong institutionalism, scientism and systemic logic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

CENCI, Angelo Vitório  and  MORIGI, Aline Franciele. A experiência estética e a formação humana numa perspectiva monista em Dewey. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019008.  Epub July 31, 2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019008.

O presente artigo trata da relação entre experiência estética e formação humana a partir da abordagem de John Dewey e tem como objetivo demonstrar as contribuições da experiência estética à formação humana, a partir da perspectiva monista desse autor. Para dar conta desse propósito, tomamos como referência principal a sua obra Arte como experiência e, como complementares, Democracia e Educação, experiência; Educação e Vida e educação. O artigo aborda, inicialmente, a relação entre a experiência estética e o papel da imaginação para, em um segundo passo, tematizar a contribuição da experiência estética à educação compreendida como formação em uma perspectiva monista.

Keywords : Experiência estética; Formação humana; Arte; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )