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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

OLIVEIRA, Itamar Freitas. Critérios de qualidade para o livro didático na França (1986-2013). Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.21-29. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.25667.

Este artigo explora a ideia de 'bom livro didático' na França, mediante o exame dos critérios de avaliação produzidos por editores, autores, conselheiros pedagógicos e inspetores nacionais de educação, entre 1986 e 2013. Por meio da análise de dispositivos legislativos, relatórios de inspeção, noticiário da grande imprensa (Le Figaro, Le Monde Diplomatique e Libération) e literatura especializada, concluímos que os conhecimentos pedagógicos são dominantes em todas as iniciativas de produzir critérios para a avaliação do livro didático. Suporte/design e conhecimentos disciplinares estão em segunda posição, seguidos, residualmente, por preocupações linguísticas de acessibilidade e de transmissão de valores. O texto também constata as dificuldades enfrentadas por gestores educacionais franceses para compatibilizar o direito de igualdade com o direito de liberdade em matéria de ensino.

Palavras-chave : Ensino de História; Impressos Educacionais; Avaliação.

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