SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue4Evaluative Culture: the impulse given by MERCOSUR to the consolidation of South American evaluation systemAnalysis of virtual teachers' perception on musical teaching through distance education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

BELLO, Samuel Edmundo Lopez  and  SPERRHAKE, Renata. Educação e risco social na curricularização do saber estatístico no Brasil. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.415-424. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.27882.

O objetivo deste texto é discutir a curricularização do saber estatístico na Educação Básica. Por que certos temas que se desenvolvem em torno dos saberes estatísticos curriculares ganham destaque e recorrência? Por que se tem feito da estatística um objeto do currículo através de programas escolares, mobilizando-nos na busca de boas práticas de ensino e aprendizagem? Para pensarmos nessas questões, trabalhamos empiricamente com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e Fundamental e o Caderno de Formação de Professores número 7, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para nossa análise, utilizamos o conceito de governamentalidade de M. Foucault e o de numeramentalidade criado a partir das ideias do mesmo autor. Nas análises mostra-se que, na curricularização dos saberes estatísticos, não entra em jogo apenas o ensino-aprendizagem de certos 'conteúdos'; aprendem-se e ensinam-se, também, atitudes que constituem modos de ser sujeito expressas nas formas de se posicionar diante de determinadas situações e de se tomar decisões na contemporaneidade.

Keywords : Governamentalidade; currículo; gestão do risco.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )