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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

BELLO, Samuel Edmundo Lopez  e  SPERRHAKE, Renata. Educação e risco social na curricularização do saber estatístico no Brasil. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.415-424. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.27882.

O objetivo deste texto é discutir a curricularização do saber estatístico na Educação Básica. Por que certos temas que se desenvolvem em torno dos saberes estatísticos curriculares ganham destaque e recorrência? Por que se tem feito da estatística um objeto do currículo através de programas escolares, mobilizando-nos na busca de boas práticas de ensino e aprendizagem? Para pensarmos nessas questões, trabalhamos empiricamente com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e Fundamental e o Caderno de Formação de Professores número 7, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para nossa análise, utilizamos o conceito de governamentalidade de M. Foucault e o de numeramentalidade criado a partir das ideias do mesmo autor. Nas análises mostra-se que, na curricularização dos saberes estatísticos, não entra em jogo apenas o ensino-aprendizagem de certos 'conteúdos'; aprendem-se e ensinam-se, também, atitudes que constituem modos de ser sujeito expressas nas formas de se posicionar diante de determinadas situações e de se tomar decisões na contemporaneidade.

Palavras-chave : Governamentalidade; currículo; gestão do risco.

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