SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2The experience at a new school education with abnormal children: Farias de Vasconcelos (1880-1939) in the context of special educationLegal guidelines for religious education in three states of Brazil: convergences and divergences demarcated in regulations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

FLORES, José Francisco  and  FILHO, João Bernardes da Rocha. Hanna Arendt e a distinção entre conhecer e pensar: reflexões para o ensino de ciências. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.131-140. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.30440.

Propõem-se contribuições teóricas para a formação de professores de ciências a partir da distinção entre conhecimento e pensamento apresentados por Hanna Arendt. Para a autora, a ação de conhecer, realizada pelas ciências, busca verdades, enquanto que o pensar, como ação do espírito, procura por significados. Utiliza-se o conceito de potencial criativo, proposto pela artista plástica Fayga Ostrower, como fator motivador do pensar para a produção de significados. Conclui-se, apontando que o ensino de ciências deve visar ao desenvolvimento da capacidade não só de conhecer, mas também de pensar, promovendo a ampliação do potencial criativo de alunos e professores.

Keywords : Ciência e Arte; Pensamento e Conhecimento; Potencial Criativo; Educação e Criatividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )