SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue4Democracy and Education in the Chilean Educational Reforms of the past 100 yearsProduction of texts and literacy process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ALVARES, Marcela Bruna Nappi  and  PIRES, André. Pobreza e educação a partir de cartilhas, guias e manuais do Programa Bolsa Família (2006 - 2014). Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.409-419. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.32280.

O objetivo desse trabalho foi analisar concepções de educação e pobreza presentes em materiais publicados entre 2006 e 2014 que falam diretamente aos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). A pesquisa foi pautada no pressuposto de que os dizeres são constituídos por aspectos materiais, culturais, históricos e sociais. As publicações trataram a pobreza por múltiplas dimensões, tais como falta de acesso à alimentação saudável e negação de direitos. A educação foi reconhecida como importante instrumento para a superação das vulnerabilidades socioeconômicas. O gênero discursivo dos materiais possui caráter prescritivo e disciplinador, aspecto que foi perdendo força ao longo das publicações.

Keywords : educação; programa bolsa família; cartilhas; cidadania; direitossociais; transferência de renda.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )