SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Democracia y Educación presentes en las Reformas Educacionales Chilenas de los últimos 100 AñosProducción de textos y proceso inicial de alfabetización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

ALVARES, Marcela Bruna Nappi  y  PIRES, André. Pobreza e educação a partir de cartilhas, guias e manuais do Programa Bolsa Família (2006 - 2014). Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.409-419. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.32280.

O objetivo desse trabalho foi analisar concepções de educação e pobreza presentes em materiais publicados entre 2006 e 2014 que falam diretamente aos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). A pesquisa foi pautada no pressuposto de que os dizeres são constituídos por aspectos materiais, culturais, históricos e sociais. As publicações trataram a pobreza por múltiplas dimensões, tais como falta de acesso à alimentação saudável e negação de direitos. A educação foi reconhecida como importante instrumento para a superação das vulnerabilidades socioeconômicas. O gênero discursivo dos materiais possui caráter prescritivo e disciplinador, aspecto que foi perdendo força ao longo das publicações.

Palabras clave : educação; programa bolsa família; cartilhas; cidadania; direitossociais; transferência de renda.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )