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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

ALVARES, Marcela Bruna Nappi  e  PIRES, André. Pobreza e educação a partir de cartilhas, guias e manuais do Programa Bolsa Família (2006 - 2014). Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.409-419. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.32280.

O objetivo desse trabalho foi analisar concepções de educação e pobreza presentes em materiais publicados entre 2006 e 2014 que falam diretamente aos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). A pesquisa foi pautada no pressuposto de que os dizeres são constituídos por aspectos materiais, culturais, históricos e sociais. As publicações trataram a pobreza por múltiplas dimensões, tais como falta de acesso à alimentação saudável e negação de direitos. A educação foi reconhecida como importante instrumento para a superação das vulnerabilidades socioeconômicas. O gênero discursivo dos materiais possui caráter prescritivo e disciplinador, aspecto que foi perdendo força ao longo das publicações.

Palavras-chave : educação; programa bolsa família; cartilhas; cidadania; direitossociais; transferência de renda.

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