SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5(Des)caminhos na condução do professor que ensina matemática nos anos iniciais a partir do PNAICAnálise da produção científica sobre feedback no ensino de inglês como língua estrangeira na base de dados ERIC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

GUIZZO, Bianca Salazar; ZUBARAN, Maria Angélica  e  BECK, Dinah Quesada. Raça e gênero na educação básica: pesquisando ‘com’ crianças. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.5, pp.523-531. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39isuppl.29311.

Os principais objetivos deste artigo são discutir e problematizar como determinadas representações étnico-raciais e de gênero são construídas e reiteradas cotidianamente no ambiente da educação básica. Esta análise se vincula às teorizações produzidas pelos Estudos Culturais em Educação, a partir de situações cotidianas no ambiente escolar e de excertos de entrevistas aplicadas, ao longo de um ano de trabalho de campo, com crianças da educação infantil de uma escola pública municipal e com crianças do ensino fundamental de uma escola privada, ambas localizadas no Rio Grande do Sul. Os resultados da pesquisa apontam que, desde a infância, alunos (as) da educação básica incorporam e disseminam representações ‘estereotipadas’ relativas aos pertencimentos étnico-raciais e de gênero. De modo particular, foi possível observar que os sujeitos que não se enquadravam em características fenotípicas consideradas ideais eram representados negativamente e discriminados. No entanto, o estudo mostrou também a importância de pedagogias que questionam e deslocam as representações de raça e de gênero dominantes, a partir da perspectiva de uma educação antirracista.

Palavras-chave : estudos culturais; educação básica; representações estereotipadas; raça; gênero..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )