SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Alfa tuning Latin America project: the relationship between elaboration and implementation in participating Brazilian universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

RIBEIRO, Alexandra Ferreira Martins  and  VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. Relação entre a formação continuada e os recursos tecnológicos, na percepção de professores da educação superior. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.1-2.  Epub Feb 01, 2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37198.

O olhar deste estudo voltou-se às autobiografias dos professores das ‘licenciaturas de matemática’ das instituições de ensino superior de caráter privado em Curitiba. A pesquisa teve como objetivo geral investigar sua percepção acerca da relação entre a formação continuada e os recursos tecnológicos e desdobrou-se nos seguintes objetivos: analisar as percepções docentes acerca do uso dos recursos tecnológicos na formação continuada e examinar como os docentes compreendem sua aplicação na relação entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico com pesquisa de campo, contando com os estudos de Brito e Purificação (2011), Rasco e Recio (2013), Gimeno Sacristán (2013), Tardif (2014) e Kenski (2015). Na pesquisa de campo, utilizaram-se os procedimentos teórico-metodológicos da História Oral para a realização das sete entrevistas feitas com os docentes que atuavam nas ‘licenciaturas de matemática’ em Curitiba. Verificou-se que eles percebem as possibilidades e os desafios do uso dos recursos tecnológicos tanto na formação continuada, quanto na relação entre professor e aluno. Dentre as possibilidades, a formação continuada em tempos e espaços flexíveis; dentre os desafios, acompanhar a rapidez das inovações e sua aplicação em sala de aula.

Keywords : percepção docente; licenciatura de matemática; autobiografias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )