SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Projeto alfa tuning América Latina: entre a elaboração e a implementação nas universidades brasileiras participantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

RIBEIRO, Alexandra Ferreira Martins  e  VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. Relação entre a formação continuada e os recursos tecnológicos, na percepção de professores da educação superior. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.1-2.  Epub 01-Fev-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37198.

O olhar deste estudo voltou-se às autobiografias dos professores das ‘licenciaturas de matemática’ das instituições de ensino superior de caráter privado em Curitiba. A pesquisa teve como objetivo geral investigar sua percepção acerca da relação entre a formação continuada e os recursos tecnológicos e desdobrou-se nos seguintes objetivos: analisar as percepções docentes acerca do uso dos recursos tecnológicos na formação continuada e examinar como os docentes compreendem sua aplicação na relação entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico com pesquisa de campo, contando com os estudos de Brito e Purificação (2011), Rasco e Recio (2013), Gimeno Sacristán (2013), Tardif (2014) e Kenski (2015). Na pesquisa de campo, utilizaram-se os procedimentos teórico-metodológicos da História Oral para a realização das sete entrevistas feitas com os docentes que atuavam nas ‘licenciaturas de matemática’ em Curitiba. Verificou-se que eles percebem as possibilidades e os desafios do uso dos recursos tecnológicos tanto na formação continuada, quanto na relação entre professor e aluno. Dentre as possibilidades, a formação continuada em tempos e espaços flexíveis; dentre os desafios, acompanhar a rapidez das inovações e sua aplicação em sala de aula.

Palavras-chave : percepção docente; licenciatura de matemática; autobiografias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )