SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Cheat in school exams: a statistical analysis of human behaviorCatholic education sociology in southern Brazil (1940-1970): a study from the teaching staff author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

TAMAYO, Luis Felipe Valencia. Os bons professores: um ensaio crítico-literário sobre uma arte sempre em perigo. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e41054.  Epub Mar 01, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.41054.

Os tempos atuais requerem muito mais reflexão para enfrentar os desafios que envolvem a educação neste século. Entre visões esperançosas e desesperadas, os professores veem o futuro com uma certa perplexidade, enquanto livros e filmes fazem crítica do que são suas representações do mundo. Este texto, como um ensaio, nas linhas clássicas para orientar uma reflexão sobre os seus leitores, se propõe em ser uma fonte de maior incentivo para os homens e mulheres que dia a dia jogam suas vidas na arte de ser professor. Invocando as características do nosso presente e as carências que hoje definem o que se faz nas aulas, querem colocar um acento crítico para as rotas atuais, as quais se tecem e manejam as vocações dos professores e incentivam uma discussão mais aprofundada sobre as formas onde institucionalmente foi banalizando o que eles fazem nas aulas.

Keywords : pedagogia e literatura; ser professor; ensino; ciências e humanidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )