SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Trapacciones en evaluaciones escolares: una análisis estadística del comportamiento humanoLa sociología educacional católica en el sur de Brasil (1940-1970): un estudio a partir del cuerpo docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

TAMAYO, Luis Felipe Valencia. Os bons professores: um ensaio crítico-literário sobre uma arte sempre em perigo. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e41054.  Epub 01-Mar-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.41054.

Os tempos atuais requerem muito mais reflexão para enfrentar os desafios que envolvem a educação neste século. Entre visões esperançosas e desesperadas, os professores veem o futuro com uma certa perplexidade, enquanto livros e filmes fazem crítica do que são suas representações do mundo. Este texto, como um ensaio, nas linhas clássicas para orientar uma reflexão sobre os seus leitores, se propõe em ser uma fonte de maior incentivo para os homens e mulheres que dia a dia jogam suas vidas na arte de ser professor. Invocando as características do nosso presente e as carências que hoje definem o que se faz nas aulas, querem colocar um acento crítico para as rotas atuais, as quais se tecem e manejam as vocações dos professores e incentivam uma discussão mais aprofundada sobre as formas onde institucionalmente foi banalizando o que eles fazem nas aulas.

Palabras clave : pedagogia e literatura; ser professor; ensino; ciências e humanidades.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )