SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Trapaças em avaliações escolares: uma análise estatística do comportamento humanoA sociologia educacional católica no sul do Brasil (1940-1970): um estudo a partir do corpo docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

TAMAYO, Luis Felipe Valencia. Os bons professores: um ensaio crítico-literário sobre uma arte sempre em perigo. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e41054.  Epub 01-Mar-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.41054.

Os tempos atuais requerem muito mais reflexão para enfrentar os desafios que envolvem a educação neste século. Entre visões esperançosas e desesperadas, os professores veem o futuro com uma certa perplexidade, enquanto livros e filmes fazem crítica do que são suas representações do mundo. Este texto, como um ensaio, nas linhas clássicas para orientar uma reflexão sobre os seus leitores, se propõe em ser uma fonte de maior incentivo para os homens e mulheres que dia a dia jogam suas vidas na arte de ser professor. Invocando as características do nosso presente e as carências que hoje definem o que se faz nas aulas, querem colocar um acento crítico para as rotas atuais, as quais se tecem e manejam as vocações dos professores e incentivam uma discussão mais aprofundada sobre as formas onde institucionalmente foi banalizando o que eles fazem nas aulas.

Palavras-chave : pedagogia e literatura; ser professor; ensino; ciências e humanidades.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )