SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Readings of 1808 - Educative, aesthetic and cognitive aspects of the reception of the book from the Didactics of HistoryNon-formal education and the educating municipality: some socio-community experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SANTOS, Leônidas Melo  and  NEUVALD, Luciane. Estética, ética e formação na perspectiva adorniana. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e34728.  Epub Mar 01, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.34728.

O artigo discute a relação entre estética, ética e formação na perspectiva adorniana. A pesquisa, de natureza bibliográfica, compreende a algumas obras de Adorno e de seus intérpretes. Na Dialética do Esclarecimento, Adorno e Horkheimer (1985) discutem criticamente a relação entre o mito e a racionalidade instrumental, pois o progresso do esclarecimento, ao valorizar uma razão de característica abstrata e dominadora, enfraqueceu o exercício da autorreflexão crítica e promoveu a regressão da consciência, cujo processo se expressa na semicultura e na barbárie. A obra de arte e a estética se opõem a esse processo e fortalecem a consciência e a razão emancipatória, constituindo-se em referencial de liberdade e de integração entre o trabalho intelectual e o manual.

Keywords : indústria cultural; arte; emancipação; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )