SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Lecturas de 1808 - Aspectos educativos, estéticos y cognitivos de la recepción de la obra a partir de la Didáctica de la HistoriaEducación no formal y el municipio educador: algunas experiencias sociocomunitarias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SANTOS, Leônidas Melo  y  NEUVALD, Luciane. Estética, ética e formação na perspectiva adorniana. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e34728.  Epub 01-Mar-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.34728.

O artigo discute a relação entre estética, ética e formação na perspectiva adorniana. A pesquisa, de natureza bibliográfica, compreende a algumas obras de Adorno e de seus intérpretes. Na Dialética do Esclarecimento, Adorno e Horkheimer (1985) discutem criticamente a relação entre o mito e a racionalidade instrumental, pois o progresso do esclarecimento, ao valorizar uma razão de característica abstrata e dominadora, enfraqueceu o exercício da autorreflexão crítica e promoveu a regressão da consciência, cujo processo se expressa na semicultura e na barbárie. A obra de arte e a estética se opõem a esse processo e fortalecem a consciência e a razão emancipatória, constituindo-se em referencial de liberdade e de integração entre o trabalho intelectual e o manual.

Palabras clave : indústria cultural; arte; emancipação; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )