SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41O ensino rural e o desenvolvimento regional: propostas e atividades educacionais de Sud Mennucci - 1920 a 1948Pedagogia científica, brasilidade e formação de professores na escola ativa capixaba em redes de sociabilidade: panoramas do cais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

FEITOSA, Raphael Alves. Uma crítica marxista à interdisciplinaridade. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e37750.  Epub 01-Maio-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i3.37750.

O objetivo desse artigo é investigar as contribuições da crítica marxista para os estudos ligados ao tema da interdisciplinaridade. O percurso metodológico dessa investigação foi a pesquisa bibliográfica da obra marxista e de pensadores que buscam alternativas para se superar a lógica disciplinar do ensino. São expostas as fragilidades das visões não dialéticas do ensino, em suas propostas multi, inter ou transdisciplinar. Destaca-se a ênfase dessas visões na individualidade e na educação não crítica, capaz de levar os educadores a um ensino meramente técnico. Elas abordam a interdisciplinaridade como um fenômeno que brotou isoladamente da sociedade, isto é, ponderam o tema como se ele fosse puramente um resultado natural do processo social. Defende-se a necessidade de se refazer a totalidade perdida, através da reaproximação com o pensamento dos fundadores do materialismo histórico e dialético. A totalidade, sob a compreensão marxista, é uma categoria capaz de contribuir para o tema e é entendida como uma síntese das múltiplas formas que possui um objeto concreto, incluindo sua historicidade. Essa categoria pressupõe que o conhecimento das partes e do todo conjectura uma reciprocidade, como forma de superar a fragmentação, de construir as múltiplas determinações e de avançar rumo a uma nova forma de sociedade.

Palavras-chave : disciplinaridade; totalidade; marxismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )