SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41History and philosophy of education in the middle ages: a consideration on the concept of prudence according to Thomas Aquinas’ Summa TheologicaA perspective on schools in Visigoth Hispania in the VI-VII centuries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

MAGALHAES, Ana Paula Tavares. Agostinho de Hipona (354-430) entre a antiguidade clássica e o império romano: instrução, educação e ação. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e48029.  Epub Sep 01, 2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.48029.

As dioceses do norte africano constituíam um posto avançado da cristianização no Ocidente tardo-antigo. A presença de Agostinho favorecia a vocação da região para o debate em torno da fé e para a formulação de diretrizes formativas para os fiéis. Na perspectiva agostiniana, o papel da educação ultrapassava o ensino formal das normas das disciplinas do mundo clássico, e propunha a criação de uma nova cultura. O viés formativo caracterizou a ação agostiniana, que se voltou rapidamente para a reelaboração de saberes tendo como finalidade a cristianização. No interior desse rearranjo, assumiriam papeis de destaque as obras destinadas a leigos, embora sem prejuízo da tratadística episcopal.

Keywords : conhecimento; episcopado; cristianismo; norte da África; cultura.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )