SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Historia y filosofía de la educación en la edad media: una reflexión sobre el concepto de prudencia en la Suma Teológica de Aquino TomasUna perspectiva sobre las escuelas en la Hispania visigoda en los siglos VI-VII índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MAGALHAES, Ana Paula Tavares. Agostinho de Hipona (354-430) entre a antiguidade clássica e o império romano: instrução, educação e ação. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e48029.  Epub 01-Sep-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.48029.

As dioceses do norte africano constituíam um posto avançado da cristianização no Ocidente tardo-antigo. A presença de Agostinho favorecia a vocação da região para o debate em torno da fé e para a formulação de diretrizes formativas para os fiéis. Na perspectiva agostiniana, o papel da educação ultrapassava o ensino formal das normas das disciplinas do mundo clássico, e propunha a criação de uma nova cultura. O viés formativo caracterizou a ação agostiniana, que se voltou rapidamente para a reelaboração de saberes tendo como finalidade a cristianização. No interior desse rearranjo, assumiriam papeis de destaque as obras destinadas a leigos, embora sem prejuízo da tratadística episcopal.

Palabras clave : conhecimento; episcopado; cristianismo; norte da África; cultura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )