SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Letramento acadêmico e posicionamento autoral em artigos científicos: contribuições para o ensino do gêneroBring your own device (BYOD): entendendo uma nova prática no ambiente acadêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

DRI, Wisllayne Ivellyze de Oliveira  e  SILVA, Luciana Leandro da. Formação continuada de professores e regionalização educativa: uma análise das políticas do setor educacional do MERCOSUL. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e44930.  Epub 01-Maio-2019. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.44930.

Este artigo tem por objetivo analisar as políticas de formação continuada de professores em contexto de regionalização, especificamente identificar tais políticas nos planos de ação educativa do Setor Educacional do MERCOSUL. Para tanto considera-se que tal região está inserida em um intenso processo de internacionalização e de regionalização educativa, no qual, além da influência de organismos internacionais, destaca-se a atuação do Setor Educativo do MERCOSUL. Na América Latina, assim como em outros contextos, a constituição de blocos econômicos colocou ênfase no papel da educação como fator de integração, influenciando e direcionando as prioridades nesse campo. A metodologia utilizada privilegiou uma abordagem qualitativa, pois, segundo Lüdke (1986), a pesquisa qualitativa supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o objeto a ser investigado, isto é, um intenso trabalho de campo, no qual os problemas são estudados no ambiente natural em que eles ocorrem, como fontes diretas de obtenção de dados. Como resultado, observou-se uma oferta formativa de caráter prioritariamente técnico, sujeita às vicissitudes dos governos. Tal formação está em conformidade com uma agenda internacional neoliberal despreocupada com a valorização dos profissionais da educação, ainda que considere tal formação um instrumento importante para a implementação dessa mesma agenda.

Palavras-chave : integração regional; América Latina; programa de apoio ao setor educativo do MERCOSUL; formação continuada de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )