SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Keys and process to configure the identity of the ‘educator teacher’ in the initial trainingThe professional teaching initiation and its relationship with the emotional dimension author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

FREITAS, Vinícius Adriano de  and  GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Para compreender a proposta de alfabetização: o livro didático para o primeiro ano do ensino fundamental em foco. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e46902.  Epub Aug 01, 2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.46902.

Fundamentando-se na Teoria Crítica da Sociedade, este artigo tem como objetivo compreender a relação entre os encaminhamentos dados ao ensino e à aprendizagem inicial da língua escrita e a proposta de formação cultural para crianças em processo de alfabetização. Os dados foram coletados no livro didático ‘Aprender juntos: letramento e alfabetização’, destinado ao componente curricular letramento e alfabetização para o primeiro ano do ensino fundamental. As análises apontam que a proposta apresentada prioriza situações de vivência do uso social da leitura e da escrita, com poucas atividades voltadas ao estudo explícito das habilidades de ler e de escrever quaisquer palavras, frases ou textos. Apesar de este encaminhamento se pautar na ideia da necessidade de formar o sujeito crítico, ao enfatizar a forma (no dualismo forma e conteúdo), acaba concorrendo para a formação cuja ênfase é a adaptação à realidade vigente, portanto concorre para a pseudoformação.

Keywords : alfabetização; letramento; livro didático; teoria crítica da sociedade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )