SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Chaves e processo para configurar a identidade do ‘docente educador’ desde a formação inicialA iniciação profissional docente e sua relação com a dimensão emocional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

FREITAS, Vinícius Adriano de  e  GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Para compreender a proposta de alfabetização: o livro didático para o primeiro ano do ensino fundamental em foco. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e46902.  Epub 01-Ago-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.46902.

Fundamentando-se na Teoria Crítica da Sociedade, este artigo tem como objetivo compreender a relação entre os encaminhamentos dados ao ensino e à aprendizagem inicial da língua escrita e a proposta de formação cultural para crianças em processo de alfabetização. Os dados foram coletados no livro didático ‘Aprender juntos: letramento e alfabetização’, destinado ao componente curricular letramento e alfabetização para o primeiro ano do ensino fundamental. As análises apontam que a proposta apresentada prioriza situações de vivência do uso social da leitura e da escrita, com poucas atividades voltadas ao estudo explícito das habilidades de ler e de escrever quaisquer palavras, frases ou textos. Apesar de este encaminhamento se pautar na ideia da necessidade de formar o sujeito crítico, ao enfatizar a forma (no dualismo forma e conteúdo), acaba concorrendo para a formação cuja ênfase é a adaptação à realidade vigente, portanto concorre para a pseudoformação.

Palavras-chave : alfabetização; letramento; livro didático; teoria crítica da sociedade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )