SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43To understand the literacy proposal: the textbook for the first year of elementary school in focusA comparison between analogic and digital media in Engineering teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

NOGARO, Arnaldo; FUSSINGER, Luana  and  WISNIEWSKI, Miriam Salete Wilk. A iniciação profissional docente e sua relação com a dimensão emocional. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e48750.  Epub Aug 01, 2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48750.

A inserção na escola enquanto docente requer, entre tantas coisas, que o professor iniciante relacione os saberes oriundos da formação inicial com as demandas da prática e do contexto escolar. No entanto, a forma como tem ocorrido a inserção não oportuniza esse movimento, fazendo com que os obstáculos e as dificuldades encontradas sejam maiores do que o apoio e amparo que ele encontra. Diante disso, a temática do presente artigo trata do professor iniciante e na relação dos primeiros anos da profissão docente com foco na dimensão emocional para mostrar uma interface que pode ser determinante para que o professor ingresse com segurança, na profissão, tenha confiança e sinta-se motivado a permanecer nela. O caminho metodológico, de caráter qualitativo, contempla a realização de um estudo bibliográfico. Ao propor a discussão sobre a dimensão emocional nos primeiros anos da docência, observou-se, sobretudo, que as emoções, bem como os sentimentos oriundos, constituem a identidade pessoal e profissional do sujeito, a pessoa-professor e suas experiências iniciais. Por isso, acredita-se que o equilíbrio e a maturidade no campo emocional são uma disposição necessária ao professor iniciante, uma vez que com a segurança obtida dessa perspectiva, o mesmo conseguirá lidar com os próprios sentimentos, agir com maior empatia, e por fim, realizar-se no âmbito pessoal e profissional.

Keywords : professor iniciante; profissão docente; emoções.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )